- Turismo
- Conhecer
- Património
- Edifícios históricos
- Casa Luís Alves Serrano
Casa Luís Alves Serrano
Residência familiar característica da classe média-alta de finais de oitocentos. Interior composto por 14 divisões, dividido em duas alas separadas por um corredor central, nalgumas salas podem apreciar-se decorações efectuadas sob as técnicas dos esponjados e dos marmoreados, com destaque para as salas de entrada e respectivo hall.
Construção elegante e sóbria, aberta ao exterior por diversas janelas, em disposição simétrica, com paredes rematadas por balaustrada e telhado de quatro águas, foi mandada edificar por um abastado proprietário local e importante benemérito, Luís Alves Serrano (1849-1916), que desempenhou, entre outros, o cargo de presidente da Câmara Municipal de Grândola (1914-1916).
Após o falecimento de Luís Serrano, a casa foi alienada e adquirida pelo lavrador de Corte Serrada, José Vaz Pereira, passando aí a residir a sua filha Maria José, casada com o médico Cândido Adelino de Matos Vieira.
Depois do 25 de Abril de 1974, o imóvel passou para a posse da União das Cooperativas e, em 1990, foi adquirido pelo Município de Grândola que nele instalou alguns serviços, nomeadamente, desde 2008, a Universidade Sénior de Grândola.
Cronologia
Século XIX.
Estado de conservação
Bom.
Avenida António Inácio da Cruz- Grândola