A Costa
• Uma importante zona do Concelho em termos de património natural é a sua Costa, onde podemos destacar a plataforma continental, a restinga de Tróia, o Estuário do Sado, a Costa da Galé, o Carvalhal, a Lagoa de Melides, e a planície adjacente que, bordejando a Serra se prolonga depois pela extensa Charneca de Grândola.
• A plataforma continental é constituída por um suave talude, prolongamento das terras emersas, inclinado ligeiramente para oeste e sudoeste. Os fundos marinhos, arenosos e vasosos, traduzem a acumulação de materiais sedimentares, na sua grande maioria oriundos do desgaste dos relevos continentais.
• A Península de Tróia, Restinga Arenosa de forma muito particular, desenvolveu-se devido à protecção a noroeste por parte do Cabo Espichel, que lhe fornece abrigo da ondulação predominante de noroeste. Aqui, ao contrário do que é usual no litoral português, houve um avanço da linha da Costa de Sul para Norte, em resultado da permanente deposição de areias. De formação geológica recente (do período Holocénico) não obstante a sua aparente estabilidade é um dos mais sensíveis ecossistemas do Concelho.
• Estendendo-se a Sul de Tróia, com as suas areias finas e águas cristalinas, a Costa da Galé apresenta uma forma arqueada, devido à acção predominante da ondulação do quadrante noroeste, refractada e difractada pelo Cabo Espichel. A morfologia desta Costa reflecte a dinâmica sedimentar: trata-se de uma grande praia de trânsito, reflectiva, associada a sucessivos cordões dunares. Na área central do arco costeiro as suas praias são sensivelmente mais estreitas, bordejando uma faixa de arribas arenosas Plio-Quaternárias.
• Na bordadura da Planície Litoral, a linha de contacto entre a terra e o mar é constituída por cordões de praias e dunas e por sedimentos avermelhados e escarpas arenosas. Em sintonia com a Costa, a Planície Litoral, que se prolonga a oriente, até à serra e à Charneca, é caracterizada por declives suaves, constituindo um complexo mosaico de paisagens, por vezes associadas aos sistemas agrícolas de policultura e aos montes tradicionais.